O CONTROLE DAS EMOÇÕES E O EMAGRECIMENTO

A obesidade é considerada uma doença crônica.
O aumento do peso corporal, eleva significativamente os níveis de desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, doenças coronarianas, dislipidemias, diabetes, apnéia do sono, doenças articulares, cálculos biliares, dentre outros.
Associada a obesidade, está toda a questão psicológica do indivíduo, os quais podem se expressar por meio de humor depressivo; ansiedade; sentimento de culpa; raiva; estresse; baixa autoestima; dificuldades em lidar com acontecimentos pessoais; interferindo assim no ganho de peso. Grande parte das pessoas com excesso de peso, comem para resolver ou compensar seus problemas, ou seja, consome mais alimentos em situação de estresse emocional. Pessoas obesas, principalmente mulheres, comem excessivamente como mecanismo compensatório em situações diversas.
O tratamento nutricional é a principal forma terapêutica que deve ser abordada no indivíduo que tem como objetivo a perda de peso. Para um tratamento mais eficaz, deve-se considerar tanto as motivações psicológicas para o ato de alimentar-se, como implicações fisiológicas decorrentes da proposta dietética. Para auxiliar na mudança de comportamento do indivíduo, devem ser observadas situações que facilitam a ingestão inadequada de alimentos; a presença de episódios do comer compulsivo; o padrão de exercício físico; os eventos associados a oscilações de peso e suas consequências; os pensamentos, sentimentos e comportamentos associados ao peso; dentre outros aspectos.
Para um emagrecimento concreto, é preciso persistência, foco em seus objetivos, transformação em seus hábitos alimentares e vícios emocionais. O sucesso do tratamento está em um encontro de almas. A busca pelo profissional adequado, oferece equilíbrio em seus sentimentos e adequado aporte nutricional. Todo tratamento é individual, oferecendo assim total apoio ao paciente e um feliz resultado diante do que é esperado pelo indivíduo.

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp