AÇUCAR – A DEPENDENCIA DO PRAZER

O açúcar é sucrose, uma substância extraída do caldo da cana de açúcar, ou do açúcar da beterraba. Seu consumo exige atenção, por ser um composto simples, que é rapidamente absorvido pelo organismo. Ele provoca uma elevação brusca no nível de glicose na corrente sanguínea.
Com um consumo exagerado, a glicose será transformada em gordura, sendo depositada nos tecidos adiposos, tendo como resultado, o ganho de peso.
O ganho de peso, leva a obesidade, e a obesidade leva a outras grandes complicações, como: pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, fadiga, indisposição dentre outras.
Outros grandes prejuízos causados pelo excesso do açúcar no organismo são: envelhecimento precoce; baixa imunidade; cansaço; cáries; déficit de memória; concentração.
O açúcar e alimentos palatáveis (guloseimas em geral), atuam no Sistema Límbico. Com isso, liberam Serotonina, que é o hormônio da felicidade.

O açúcar causa dependência?
Sim! O açúcar libera Dopamina no cérebro, que é o hormônio do prazer. Causando assim uma dependência psicológica.
O consumo excessivo do açúcar promove uma falsa sensação de bem estar, onde leva o indivíduo ao vício, fazendo com que consuma cada vez mais.
A mudança no hábito alimentar, certamente não é fácil. Mas, para uma vida saudável é necessária!

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp