ABACATE

O abacate é um fruto nativo do continente Americano, mais precisamente no México, América Central, até Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. Sendo considerado como uma espécie subtropical, é bem adaptado em todas as regiões do território brasileiro, nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira. O Brasil ocupa hoje o quarto lugar como produtor deste fruto, antecedido apenas pelo México, Estados Unidos e República Dominicana.
O abacateiro é uma planta das mais frutíferas, sendo a mais produtiva por unidade de área cultivada. Um grande número de variedades do fruto é encontrado nas diversas regiões do território nacional, com uma composição química muito variável.
Esse fruto era considerado um vilão nas mesas. Temia-se o consumo, por achar que a gordura presente no abacate fizesse mal a saúde. O conhecimento popular, se embasava em que qualquer tipo de gordura era maléfica. Mas hoje, com estudos e a divulgação da importância da alimentação equilibrada, novos conceitos surgiram, e dentre eles a evidência desse fruto que tem inúmeros benefícios à saúde, antes não valorizados.
As doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e as doenças cardiovasculares, estão intimamente ligadas ao acúmulo de gordura no organismo e ao aparecimento das dislipidemias, sendo a alimentação um dos principais fatores de origem das mesmas. No Brasil, a mudança no perfil populacional tem gerado aumento no número de indivíduos com algum grau de excesso de peso, bem como ao incremento das doenças coronarianas. Com isso, até pouco tempo atrás o consumo do abacate era vetado a indivíduos portadores dessas doenças e outras patologias associadas ao acúmulo de gordura no organismo, devido a interrelação da alimentação e a origem dessas doenças.
O abacate é um fruto rico em gorduras insaturadas, ácido graxo oléico, a mesma presente no azeite de oliva. O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente nas cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Sua composição é nutricionalmente interessante dada as quantidades significativas de ácido graxo oléico, vitamina C, fibras, esteróis. Estudos mostram que o consumo de dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (ácido oléico) em substituição de gorduras saturadas, exerce seletivos efeitos fisiológicos sobre humanos, reduzindo os níveis de colesterol total, triglicerídeos e de LDL.
O tipo de gordura presente no abacate, não ataca o fígado e elimina a sensação de peso no estômago, facilita a digestão, além de ser excelente para a melhora da obstipação. Contém fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes, e evita fadiga mental.
Outro benefício do abacate, por ser rico em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, é sua eficácia no combate a celulite, além de estimular o sistema de proteção do organismo prevenindo varias doenças, principalmente as de pele. As substâncias presentes no fruto responsáveis por isso, são os antioxidantes (vitaminas A e E) e antiinflamatórias (betasitosterol) que atuam inibindo a inflamação das células.
O betasitosterol, em parceria com outra substância do fruto, a L-Glutationa, reduz o colesterol ruim, sem prejudicar o bom.
O pequeno volume de óleo de abacate produzido atualmente por alguns países, é utilizado na sua forma bruta pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos, notadamente pelas suas características físicas e químicas uma vez que faz parte de sua composição em elevadas quantidades a fração insaponificável responsável por propriedades regenerativas da epiderme. Além dessa propriedade o óleo de abacate apresenta: fácil absorção pela pele, sendo usado como veículo de substâncias medicinais; poder de absorção de perfume, de grande valia para a indústria de cosmético; fácil formação de emulsão, tornando-o ideal para fabricação de sabões finos e se refinado pode ser usado para fins alimentícios.
Além da possibilidade de introduzir o óleo de abacate puro para uso comestível como substituto do óleo de oliva, uma das alternativas para oferecer ao consumidor brasileiro um produto de superior qualidade, seria a produção de óleo de oliva e de abacate mesclado, em substituição as misturas de óleo de oliva com óleos vegetais, principalmente óleo de soja, normalmente oferecidas pelo mercado interno com a finalidade de diminuir os custos de importação do azeite de oliva no Brasil.
Com todas essas informações, torna-se o valor nutricional do abacate e suas funções benéficas ao organismo, além de sua utilização na indústria farmacêutica e na mesa dos brasileiros.
Tenha sempre cautela em seu consumo, tudo em excesso prejudica. Busque auxílio de um profissional, mas veja o fruto como um coadjuvante na melhoria de sua saúde.

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp