A quinoa é um cereal originário da Cordilheira dos Andes e é cultivada a mais de 5.000 anos principalmente no Peru, Chile, Bolívia e Argentina. No Brasil ainda é pouco conhecida.
A quinoa é classificada como um pseudoceral, porque, apesar de ter algumas características nutricionais similares a dos cereais, não pertence a mesma família botânica. A quinoa pode se apresentar nas cores branca, preta ou vermelha. Este “cereal” é considerado um dos alimentos mais completos e balanceados. O grão é rico em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Os benefícios deste falso cereal são inúmeros. A ação oxidante ajuda a combater radicais livres e a prevenir doenças como câncer, doenças inflamatórias e alergias; o poder de suas vitaminas A e E são importantes para o sistema imunológico, fortalecendo a defesa do corpo contra outras doenças. Por conta das fibras a quinoa também ajuda na saúde intestinal; a quinoa não possui glúten, podendo ser consumida por pessoas alérgicas, sendo também benéfico aos diabéticos por ter baixo índice glicêmico e para aqueles que desejam perder peso é extremamente positiva, pois estimula mastigação, aumenta sensação de saciedade e diminui esvaziamento gástrico.
O grão pode ser incluído em diversas refeições, sendo um excelente substituto das proteínas animais, sendo muito consumido nas refeições veganas e vegetarianas. O processo de cozimento da quinoa é bem fácil, semelhante ao do arroz. Comece lavando em água corrente com o auxílio de uma peneira, pois isso retira as saponinas, substâncias que ficam na camada externa do grão e dão um sabor amargo. Para cozinhar acrescente duas xícaras de água para uma xícara de quinoa, fique atento para não exceder a quantidade de água para que não vire uma papa e também aproveitar 100% dos nutrientes. Vale refogar com água e cebola antes de colocar a água. O cozimento leva de 15 a 20 minutos para ficar no ponto. Depois de cozida mexa devagar para soltar os grãos.
A quinoa também é encontrada em flocos e farinha, podendo ser incluída em diversas preparações como mingau, sopas, panquecas; podendo ser incluída nas frutas, sendo substituída pela farinha de trigo em bolos e biscoitos.
A partir de agora inclua quinoa em sua rotina alimentar!
Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp