NÃO ESCOVE OS DENTES LOGO APÓS AS REFEIÇÕES

Pode parecer um assunto estranho, mas a dúvida é muito comum entre os pacientes. Por isso eu trouxe a explicação junto de quem é especialista na área, a Dra. Janaína Trujilo.

“Quando ingerimos algum alimento, o pH da nossa saliva fica mais ácido e o processo de desmineralização (DES-RE) do esmalte fica mais acentuado. Com o meio mais ácido, o processo de escovação pode ser prejudicial ao esmalte dentário, pois haverá uma união da acidez (químico) + fricção da escova (mecânico), podendo ocasionar uma maior desmineralização dos dentes. Trazendo problemas como, por exemplo, a erosão dentária.

O tempo recomendado para a escovação é de cerca de 30 minutos após as refeições, pois é o período até que esse ácido seja “neutralizado”.

Portanto, você que tem costume de ingerir água com limão pela manhã, sucos no almoço/jantar ou alimentos muito próximos da escovação pode não ser uma boa ideia. Uma dica interessante é ingerir os líquidos mais ácidos com um canudinho e de preferência mais no fundo da garganta, se não o efeito será o mesmo.

Editado e postado por:
Daniele Lopes Campanholi
Nutricionista – CRN: 65639/P
Graduada na Universidade Paulista – UNIP em 2020
Indaiatuba – São Paulo