“Falar sobre as frutas é algo que me encanta, poder mostrar em palavras a beleza e os benefícios que cada uma com seu aspecto individual tras é algo que me facina. Vindas de toda a parte do mundo e atualmente cultivadas no Brasil, as frutas foram construindo hábitos na mesa dos brasileiros.
Conhecer e experimentar estes sabores variados é de extrema importância para uma nutrição adequada!”
A pitaya é originária da de regiões subtropicais na América do Sul e na Ásia, onde crescem em pequenas árvores como cactos. Riquíssima nutricionalmente, apitaya deveria estar mais presente em nossa alimentação.
Existe 3 tipos de pitaya: Pitaya Vermelha – esta fruta é rosa avermelhada por dentro e por fora; Pitaya Amarela – esta fruta é amarela na casca e branca por dentro; Pitaya Branca – esta fruta tem a casca rosa é branca por dentro. Todas apresentam um aspecto externo de cactos e internamente tem sementes pretas. Independente do tipo, a pitaya é uma fruta onde seus sabores são bem semelhantes e inconfundíveis. Em relação as suas propriedades nutricionais, a pouca alteração entre uma e outra. Sendo assim, independente do tipo de pitaya que consumir está consumindo um super alimento!
Os benefícios ofertados pela pitaya são inúmeros, veja só alguns deles: ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, por ser rica em vitamina C; melhora o fluxo sanguíneo diminuindo assim os níveis de colesterol no sangue, por ter em sua composição algumas vitaminas do complexo B; protetora celular tendo função antioxidante, por ter polifenóis em sua casca; colabora na digestão, devido as sementes contidas na poupa; ajuda a combater doenças cardiovasculares, devido as sementes contidas na poupa serem ricas em ácidos graxos essenciais como ômega 3; colaboram no bom funcionamento do intestino, por ter oligossacarídeos. O melhor de tudo, é que a pitaya ajuda no emagrecimento! Quando consumida a fruta gera uma ação termogênica acelerando assim o metabolismo ajudando a controlar o apetite. Outro grande benefício da pitaya é que em sua composição tem uma substância chamada de tiramina, que ativa no organismo um hormônio chamado glucagon, fazendo com que estimule o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transforma-las em energia.
A pitaya pode ser consumida in natura ou na forma de suco, uma ótima sugestão é incluir pitaya + morangos + hortelã + água, podendo ser uma bebida para seu intervalo da tarde ou até mesmo para seu suco matinal. Conheça e inicie já seu consumo!
Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp