ERGONOMIA DOMÉSTICA

Sentir-se bem nos ambientes de sua própria residência pode não significar simplesmente que você tenha conseguido comprar os móveis que queria para a sala de estar, as paredes estejam com as cores reconfortantes que escolheu, ou que exista um cômodo especialmente montado para o lazer com os amigos ou as brincadeiras com os filhos. Existem cuidados que podem ser tomados para melhorar ainda mais a satisfação em seu lar, a fim de evitar que as pessoas nos ambientes façam movimentações excessivas e dispensáveis ou esforços repetitivos. É para isso que existe a ergonomia doméstica.

Você sabe o que é ergonomia?
A ergonomia é uma disciplina científica voltada ao estudo da relação entre o ser humano e o trabalho que executa, com o objetivo de desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido (e medido) para a adaptação das pessoas às máquinas, processos e técnicas nos espaços laborais. A ideia não é somente proporcionar ambientes seguros, mas também otimizar o bem-estar, aumentando-se assim a produtividade. Apesar da aplicação imediata no ambiente de trabalho, é certo que várias das experiências e noções que essa disciplina apresentou ao longo de anos de pesquisas, observando posturas corporais, movimentos e fatores físicos diversos, podem ser transpostas para outros recintos. Sobretudo, quando falamos acerca das casas e apartamentos onde moramos, que são locais onde geralmente ficamos mais relaxados, e por vezes aspectos de risco são descuidados, têm seu conserto procrastinado ou são mesmo pouco notados.

Como aproveitar a ergonomia na sua residência?
O conhecimento ergonômico, nesse sentido, pode ser efetivamente aplicado para que você conquiste mais conforto no seu lar, ao se utilizar determinados utensílios e ocupar-se do mobiliário em geral, de certos espaçamentos e da organização de objetos. Por exemplo: a altura das portas dos armários, guarda-roupas e gavetas, além do acesso ao fogão, geladeira e outros eletrodomésticos, devem ser em um nível que você não precise se esticar, ficar na ponta dos pés ou esforçar-se em demasia para realizar as tarefas que executa na sua rotina de tarefas domésticas ou pega de objetos, como pratos, talheres, roupas e comidas da despensa.Portas e janelas devem ser de modelos que abram e fechem com facilidade, a fim de se evitar um empenho desnecessário, e devem trazer fechaduras que não dificultem o uso do morador. A altura de mesas de jantar e bancadas deve se harmonizar com a altura dos usuários da casa, o que pode variar entre 85 e 105 centímetros. Portanto, avalie a elevação que ficará mais confortável para seu tamanho antes de instalar ou comprar móveis desta natureza.É conveniente que seus móveis tenham quinas ou extremidades arredondadas, ou que, pelo menos, tenham os cantos revestidos com materiais emborrachados, com o intuito de reduzir as chances de ferimentos ou lesões provenientes de topadas, tropeções e batidas. Você poderá ainda evitar acidentes com a instalação de pisos antiderrapantes na cozinha, na área de serviço e outros ambientes que fiquem molhados de vez em quando, além de elementos que evitam o deslizamento, como tapetes de látex e silicone, no banheiro, por exemplo. Existem ainda muitas outras aplicações da ergonomia em sua residência, não só em relação ao projeto dos espaços internos de sua casa, mas também em referência ao seu contato com os aparelhos domésticos e elétricos, sua postura e sua maneira de usar objetos. Mas esteja certo de que este conhecimento é muito importante para conseguir mais saúde e bem-estar em sua vida.

Fonte: https://www.plantasdecasas.com/ergonomia-saiba-como-ela-pode-ajudar-na-hora-de-montar-sua-casa