TAPETES NA DECORAÇÃO

TAPETES NA DECORAÇÃO

Que os tapetes são itens quem trazem conforto e aconchego ao ambiente muita gente já sabe. O que nem todos sabem é que um tapete inadequado e mal colocado pode trazer uma sensação oposta ao desejado. Escolher o tapete certo parece uma tarefa simples, mas não é. Os tapetes tem a função de delimitar o espaço de um ambiente e ajudam na hora de dispor os móveis. Tudo conta na hora de se escolher o tapete: qual o ambiente, qual a necessidade dele no ambiente e o principal, qual a rotina dos usuários deste ambiente. Estas questões irão determinar, por exemplo, se o tapete deve ser mais macio, mais resistente ou mais fácil de limpar. A baixo 4 itens que devem ser levados em consideração e que te ajudarão na hora de escolher o seu tapete.

1.TAMANHO
Como foi dito anteriormente, o tapete também é utilizado como um limitador de ambiente. Visualmente ele determina onde começa e termina a sala ou delimita uma circulação. No caso das salas de tv/estar o correto é que os tapetes estejam 20cm ou mais debaixo de cada móvel. Nas salas de jantar, 60cm ou mais além do tamanho da mesa e na circulação o tapete deve preservar pelo menos 20 cm de cada lado para podermos ver o piso existente.

2.O FORMATO
Não existem regras quanto ao formato do tapete mas, quando o ambiente é mais clássico, dê preferência aos de formato reto. Querendo ousar, faça uso dos tapetes redondos.

3.A ESPESSURA
Você já passou por alguma destas situações: tropeçar em um tapete devido a sua espessura ou se sentir desconfortável com um tapete de trama grossa. A regrinha básica é usar tapetes de gramatura mais baixa
para lugar de fluxo constante, como uma circulação, e tapetes mais espessos nos ambientes onde temos mais contato com ele como sala de tv e quarto.

4.AS ESTAMPAS
A padronagem do tapete deve ser levada em consideração juntamente com as texturas, materiais e cores existente na decoração. Tapetes com desenhos marcantes e que determinam a personalidade do ambiente devem merecer destaque por isso use mesas de centro mais leves.

 

Fonte: http://www.indicadecor.com.br/tapetes-na-decoracao/