FRIO X GANHO DE PESO

Sabe-se que organismo para proteger-se do frio acelera o metabolismo, necessitando de mais energia para que o corpo se mantenha aquecido. Sendo assim, é normal sentirmos mais fome no inverno, e junto com a fome a vontade de comer alimentos mais calóricos, ricos em carboidratos. Esses alimentos tem função energética, por consequência promovem saciedade mais rapidamente. É importante fixar, que o gasto calórico é pequeno em relação ao consumo de alimentos, com isso, na grande maioria das vezes não conseguimos compensar. Sendo assim, ganhamos aquelas famosas gordurinhas a mais.
A hidratação nesta época do ano tende a diminuir, por sentirmos menos sede, do que em épocas que as temperaturas estão mais elevadas. O ar frio e seco tira de certa forma a vontade de hidratar-se. Manter o organismo hidratado é essencial para que tenha um bom funcionamento. Ter os níveis de hidratação equilibrados colabora para ajustes adequados no processo digestivo, controla a temperatura do organismo e retira toxinas via urina e suor.
A hidratação equilibrada retarda o envelhecimento da pele, por evitar ressecamento e rachaduras que facilitam a formação de rugas. Ainda não há, informações concretas sobre o consumo ideal de água. Existem estudos que relatam o consumo de 2 litros de água por dia, mas, o importante é ter uma hidratação fracionada.
E é possível não engordar neste frio?
Sim! É possível ter uma alimentação mais saudável e equilibrada no inverno. Com o consumo de alimentos ricos em fibras, proteínas, frutas, um consumo de legumes e verduras e até mesmo um equilíbrio entre os carboidratos, permite que o ganho de peso não ocorra.
As frutas nem sempre são desejadas nesta época do ano por serem frias, mas, uma boa opção de consumi-las é aquecendo. As bananas e as maçãs aquecidas são bastante apetitosas no inverno, e junto para colaborar pode polvilhar canela na hora de comer. Os legumes em formas de sopa e caldos, junto com uma proteína também são formas saborosas de consumo e baixa caloria. Os carboidratos melhores a serem consumidos são em forma integral, como pães, biscoitos, bolos, tortas, entre outros. Os alimentos integrais são ricos em fibras, com isso promovem mais tempo de saciedade.
Uma grande aliada ao emagrecimento e manutenção do peso corporal é a prática de atividades físicas. Exercitar-se no inverno, promove um corpo e uma saúde em dia para o verão. Busque o que mais gosta e corra atrás da sua disposição!

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp