A NUTRIÇÃO DO AMOR

O leite materno é considerado o melhor alimento ao lactente. Suas propriedades nutricionais são completas, fornecendo ao recém-nascido toda a proteção imunológica, colaborando no desenvolvimento e crescimento saudável, além de fortalecer o vínculo mãe/filho.
Inúmeros são os benefícios gerados pelo aleitamento materno, dentre eles destacam-se: melhor digestibilidade, composição química balanceada, ausência de princípios alergênicos, proteção a infecções, além do baixo custo.
A amamentação é a melhor maneira de alimentar o bebê, constituindo bases para efeitos biológicos e emocionais no desenvolvimento da criança.
É importante fixar, que a amamentação fornece vantagens não só ao bebê, mas também a mãe, diminuindo a probabilidade de câncer de mama e ovário, diminuindo a chance de alguns tipos de fraturas ósseas, além de diminuir os riscos de mortes por artrite reumatoide.
A OMS (organização mundial da saúde) e o MS (ministério da saúde), recomenda que seja exclusivo o aleitamento materno até os 6 meses de idade; após os 6 meses, seguindo até os 2 anos de idade a criança deve receber o leite materno juntamente com a alimentação complementar. A interrupção precoce do aleitamento, leva a grandes prejuízos à saúde infantil, podendo ser agravada a não adequação da dieta do desmame.

Muitos são os mitos sobre o aleitamento materno. O que será que realmente é verdade?
Cerveja preta ajuda a aumentar a produção de leite? Mito! É contra indicado que lactentes ingiram bebidas alcóolicas durante o período que estão amamentando. Para auxiliar a lactação é preciso que a mãe esteja bem hidratada. Como amamentar exige muito do organismo da mulher, beber bastante água é essencial.
Existem posições não indicadas para amamentar? Verdade! Para amamentar, a mamãe precisa estar em uma posição confortável e o bebê tem que abocanhar toda a auréola, fazendo o estímulo para a produção do leite.
Amamentar ajuda a mulher a retornar ao peso de antes da gravidez? Verdade! O ato de amamentar estimula a produção de alguns hormônios que incentivam a contração uterina. Dessa forma, o útero volta mais rapidamente ao tamanho natural no pós parto. Além disso, o gasto energético que a mãe tem durante a amamentação auxilia na perda de peso.
A amamentação prejudica o seio da mulher? Mito! Com uma preparação e cuidados durante o pré-natal, é possível evitar lesões nos mamilos.
Bebê que mama no peito, não precisa beber água? Verdade! O aleitamento exclusivo nos 6 primeiros meses proporciona a esses bebês uma proteção importante contra infecções e colabora para um desenvolvimento neurológico melhor. O leite contém todas as proteínas, gorduras, carboidratos, água e vitaminas que o bebê precisa. É o alimento mais completo que existe.
O ambiente externo influencia no sucesso da amamentação? Verdade! O ambiente externo em que a mamãe está inserida pode colaborar com o sucesso da amamentação.

Amamentar é o ato mais belo que temos nos dias atuais. Pratique a nutrição do amor!

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp