QUEFIR – O INTESTINO AGRADECE

Quefir é uma colônia de microorganismos vivos simbióticos, imersa em uma matriz composta de polissacarídeos (carboidratos complexos) e proteínas. É formado por lactobacilos e leveduras, aptos a fermentar diversos substratos.
O quefir torna-se resistente ao suco gástrico e sais biliares. Com isso, chegam vivos ao intestino, em quantidades favoráveis para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de algumas doenças. Para mantê-los íntegros é necessário evitar o uso de talheres de metal, alumínio, ferro ou madeira em seu manuseio.
O quefir tem como benefício: melhora da imunidade, aumenta a resistência a infecções beneficia em depressões, distúrbios do sono, reestabelece e reequilibra a flora intestinal, reduz a formação de gases, colabora na redução do colesterol LDL (ruim), evita a candidíase, auxilia no controle da glicemia, entre outros.
Hoje, é encontrado o quefir de leite e o quefir de água, tendo cada um seu tratamento específico. O recipiente onde os grãos serão armazenados devem ser de vidro, esterilizado, para assim evitar qualquer tipo de contaminação. Esta esterilização deve acontecer por pelo menos 1 vez na semana. O quefir de leite pode ser tratado com leite de vaca, cabra ou ovelha. Tem aparência de grãos brancos e gelatinosos. Seu preparo é feito em casa. O quefir de água é tratado no açúcar mascavo, por isso tem aparência amarelada e gelatinosa. Seu preparo também é feito em casa. Seu sabor é levemente efervescente e ácido. A água utilizada na fermentação dos grãos deve ser filtrada.
Quefir não se compra, ganha ou pede para quem tem!

Quefir de Leite
Modo de Preparo: coloque os grãos no leite, em recipiente de vidro, em temperatura ambiente. Cubra com a peneira, guardanapo ou gaze, para que os grãos respirem. Deixe armazenado por 24hrs, depois coe e repita o procedimento ciclicamente. O leite coado, é o que será consumido. Pode levar a geladeira e até mesmo adicionar frutas para melhorar o sabor.
Medida: 1 colher de sopa de quefir, para 300ml de leite.

Quefir de Água
Modo de Preparo: coloque os grãos em um recipiente de vidro com açúcar mascavo. Tampe com a peneira, guardanapo ou gaze, para que os grãos respirem. Deixe fermentar por 24hrs em temperatura ambiente. Coe e consuma o líquido coado em jejum, de 10 a 15 minutos antes do café da manhã ou à noite antes de dormir, 30 minutos após o jantar ou lanche noturno. Após coar, lave os grãos em água corrente e repita o processo de fermentação.
Medida: 2 colheres de sopa de quefir, para 1 colher de sopa de açúcar mascavo e 250 ml de água filtrada.

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp