MAÇÃ E SUA AÇÃO NO SISTEMA DIGESTIVO, CARDIO CASCULAR E NA LIMPEZA BUCAL

Uma alimentação considerada saudável é uma alimentação equilibrada, colorida, rica em antioxidantes, fibras e sempre com o consumo de alimentos funcionais.
Alguns alimentos vem sendo pesquisados quanto a presença de substâncias capazes de contribuir na prevenção de certas enfermidades. E entre eles destaca-se a maçã.
A maçã é um dos frutos mais consumidos em todo o mundo, tanto pelo seu sabor quanto pela sua durabilidade e versatilidade, sendo utilizada pelos mais variados pratos e cardápios. Atualmente é conhecida como a rainha das frutas, pois além de impressionar pela cor, odor e sabor delicioso, possui uma crocância única. Além disso, devido a praticidade de seu transporte, é uma fruta que pode ser saboreada em qualquer hora e lugar, razão pela qual foi tendo parada certa nas cozinhas, não só na hora do lanche mas também nas das refeições.
Uma maçã madura crua, é um dos alimentos mais úteis para ajudar no processo de digestão. O sumo de maçã reduz a acidez do estômago, tornando-o mais alcalino e assim corrige a fermentação ácida. A maçã é também um excelente dentifrício, a ação mecânica de comer um fruto ajuda na limpeza dos dentes e gengivas. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca, evitando a cárie. No entanto é bom salientar, que isso não elimina a necessidade de uma boa escovação dos dentes.
A ingestão de frutas está sempre relacionada a hábitos saudáveis de vida, e a maçã é rica em nutrientes essenciais para o organismo. Na maçã há fibras que atuam no sistema digestório, flavonoides que combatem radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, vitaminas B1 e B2, e Niacina que ajudam a regular o sistema nervoso, evita problemas de pele, do sistema digestório e quedas de cabelo. Além disso a maçã possui sais minerais, como o fósforo e ferro que ajudam a eliminar toxinas do organismo.
O fruto e o suco da maçã diminuem os níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos. A maçã contém um tipo de carboidrato complexo, a pectina, que forma as fibras das frutas e que uma vez dissolvido em água produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo diminuindo-os junto com as fezes. Assim não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminuindo a taxa de colesterol sérico do organismo.
A pectina torna a absorção de glicose menos eficiente na luz intestinal, fazendo com que o açúcar penetre no sangue mais lentamente evitando dessa maneira que não ocorra aumento em pico da insulina. Esse processo evita a transformação do açúcar em gordura. Outra ação da pectina é a de evitar a formação de cálculos biliares, pois os ácidos biliares que normalmente retornam para o fígado estão saturados de colesterol, sendo por isso responsáveis pela formação de cálculos.
A maçã age beneficamente sobre o coração de duas maneiras: pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos, já que ele é um elemento insubstituível na fisiologia do coração; e pela presença de pectina que evita a deposição de gorduras na parede arterial evitando a arteriosclerose. Com isso, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prologando a vida útil do coração.
As fibras da maçã são também uma boa contribuição para a regularidade intestinal, uma vez que ajudam a nivelar a quantidade de água presente nas fezes, ajudando a atenuar problemas tanto de prisão de ventre quanto de diarréias. A maçã, com seu poder adstringente (de absorver água), e pelo conteúdo de taninos atua contra a inflamação intestinal, como nos casos de desinteria infantil. Outro benefício, é que as fibras consistem na sua capacidade de captação de potenciais, substâncias tóxicas (como metais pesados) que depois são eliminadas com a ajuda da maçã, pelas fezes.
No dia a dia o ideal é consumir um número variado de frutas, sendo no mínimo quatro porções. Introduzindo pelo menos uma maçã (entre as porções), com a casca, desde que bem lavada, pois é nela que se concentram a maioria dos nutrientes.
Diabéticos e pessoas obesas são os que mais se beneficiam do consumo da maçã. A frutose é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue. A florentina, que é um fito nutriente que modula o açúcar no sangue, ajuda a controlar a fome e ameniza os ataques compulsivos que podem ocorrer quando se está fazendo uma dieta de restrição calórica.
A maçã é um fruto bem vindo na mesa dos brasileiros. Tenha sempre uma em mãos. Colabore com seu intestino, enriqueça seu organismo, reeduque sua alimentação!

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp