AÇUCARES ESCONDIDOS NOS ALIMENTOS

Como falamos sobre o açúcar no mês passado, hoje vamos comentar de novo sobre ele, só que de uma forma um pouco diferente.

O açúcar adicionado nos alimentos devem obrigatoriamente constar nos rótulos, mas nem sempre nós conseguimos identificá-lo, e por que isso? Isso acontece porque a indústria alimentícia pode usar outras nomenclaturas para denominar o açúcar, dificultando ainda mais a vida do consumidor. Principalmente quando consultar esses rótulos antes de comprá-los é um hábito que poucas pessoas têm, mesmo sendo essencial saber os verdadeiros produtos que estamos consumindo.

Podemos contabilizar mais de 10 nomes diferentes para denominar o açúcar, ou seja, não adianta procurar somente por nomes já conhecidos, precisamos conhecer suas demais formas e ficar atento ao escolher nossa mercadoria.

A dextrose, maltrodextrina, glicose, maltose, sacarose, xarope de glicose, xarope de milho, xarope de malte são alguns dos nomes utilizados. E para confundir mais um pouco, ainda existem os açúcares encontrados naturalmente no leite (lactose) nas frutas (frutose) que podem ser adicionados de forma industrial.

Editado e postado por:
Daniele Lopes Campanholi
Nutricionista – CRN: 65639/P
Graduada na Universidade Paulista – UNIP em 2020
Indaiatuba – São Paulo