TORCICOLO: VOCÊ JÁ TEVE?

Muitas pessoas que sofrem ou já sofreram com a torcicolo tendem a atribuir ao fato de dormir mal, ao tipo de couxão ou traveceiro.
Noentanto, isso não é uma verdade absoluta. A torcicolo pode ser a ponta de um iceberg que apareceu para te alertar.
Nosso pescoço, além de músculos, nervos e vasos, é composto pela coluna cervical (sustentando a base da cabeça). É importante ressaltar que as primeiras vértebras cervicais são vértebras atípicas, denominadas de átlas e axis.
Segundo a mitologia grega, Atlas é aquele que carregava o mundo sobre si, logo todo peso e sobrecarga estava sobre ele. metaforicamente, nossa primeira vértebra cervical (C1) é conhecida como Átlas (tendo sobre si nossa cabeça). Por isso, toda musculatura dos ombros, chegam até nossa cervical, nossa cabeça e como seres integrados como corpo, mente e espírito, uma sobrecarga emocional, preocupação ou estresse, pode dar origem a uma torcicolo. A região da nuca ou de todo o pescoço (ricamente envolvido por músculos) precisa ser massageada, assim como todo bordo medial das escápulas e trapézio (os ombros).
Por isso divida o peso que você carrega. Leve suas mãos até a parte posterior da cabeça, (bem no início da nuca) e com movimentos leves, suaves e contínuos, faça pequenos movimentos circulares e com pressão de leve a moderada à depender do nível da sua dor, utilizando os dedos indicador, médio e anelar. Após isto, massageie as laterais do pescoço e a região das clavículas (bem próxima ao pescoço também, (próximo ao centro, nas inserções dos músculos esterno cleido occipto mastoide), facilmente encontrado quando realizamos uma rotação para direita ou esquerda com a cabeça. O músculo que ressaltar é o músculo que precisamos massagear. Não esqueça de realizar isso, mas combinado com a respiração, lenta, suave e consciente.

Massoterapeuta: Jeanderson Raposo

Conheça nas redes sociais:
Instagram: @jeanderson_raposo
Facebook: @jeanderson raposo