PARE E RESPIRE

 

Hoje quero falar com você sobre a influência que uma respiração adequada e consciente pode proporcionar relaxamento e alívio de dores. Sim, respirar pode aliviar sua dor!
Nosso corpo tem muitos músculos, e para auxiliar na respiração (inspirando e expirando) não é diferente. Temos diversos músculos que são conhecidos como principais ou auxiliares para esse processo de respiração. Um dos principais músculos é o diafragma (situado em cima do fígado) do lado direito, que quando você inspira, ele puxa o fígado para baixo e empurra seu abdômen para frente.

Essa, portanto, é a inspiração que precisamos acostumarmos a fazer, pois, existe uma relação desse movimento com nossa coluna vertebral. Uma vez que usamos a musculatura correta para o fim correto, entramos no caminho do relaxamento. Nossa coluna é um ponto de fixação de muitos desses músculos, e podemos observar que, uma respiração errada pode gerar dores nas costas, na lombar. E por quê alivia dores? A respiração, na massoterapia é fundamental, pois através dela, podemos trazer oxigenação para o sangue, possibilitando que nossa circulação sanguínea leve a todos os tecidos do corpo, um maior quantitativo de nutrição e vitalidade.
As dores surgem a partir de um acúmulo de substâncias ácidas ou incapazes de serem carregadas pelo sangue. Esse acúmulo, por sua vez, impede que proteínas cheguem onde precisam chegar e chamamos isso de bloqueio.
Nosso corpo precisa ser oxigenado, nossos tecidos precisam ser revitalizados, e a respiração, combinada com a técnica da massoterapia contribui para esses efeitos. Após uma boa respiração e uma técnica correta de relaxamento, podemos desobstruir a passagem da circulação e permitir que bons nutrientes cheguem aos tecidos. Faça uma pausa, ajuste-se onde você estiver e respire conscientemente. Perceba como você estará após isso e desfrute da maravilha de viver sem dor com ábitos corretos de saúde!
Massoterapeuta: Jeanderson Raposo

Conheça mais!
Instagram: @jeanderson_raposo
Facebook: Jeanderson Raposo