OS BENEFICIOS DO DESJEJUM

Mais conhecido como café da manhã, o desjejum é muito importante para um dia a dia mais saudável. Muitas pessoas chegam a ignorá-lo, a desprezá-lo e até mesmo o evitam, poucos são aqueles que realmente o realizam de forma correta. Iniciar o dia com um desjejum inadequado significa que ao final do dia se sentirá exausto, podendo ocorrer indisposição, cansaço, alteração do humor, retardo do raciocínio, fraqueza entre outros. O que infelizmente acontece com grande parte dos indivíduos, é a preocupação com a imagem corporal, fazendo com que essas pessoas sigam dietas restritivas sem orientação, onde fica comum omitirem refeições.
Há comprovações, que o estilo de vida da sociedade está modificando seus hábitos alimentares. A diminuição do consumo do desjejum, em grande parte das situações está relacionada com mudanças no estilo de vida da população, tais como: aumento do número de indivíduos que moram sozinhos, falta de tempo para realizar as refeições e etc.
O desjejum é uma etapa da alimentação essencial a saúde, oferecendo um equilíbrio em tudo que realizará e comerá durante o dia todo. Já existem estudos que comprovam que os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia, não serão compensados em refeições seguintes. Indivíduos que fazem o desjejum têm maior aporte nutricional diário, comparados com aqueles que não fazem.
O fato de realizar esta refeição só trás benefícios ao organismo, até mesmo as crianças são beneficiadas, com um melhor rendimento escolar. O fracionamento das refeições, com a inclusão do desjejum, contribui para um metabolismo equilibrado. Com isso é importante fixar que, pular esta refeição não emagrece, apenas fará que o corpo chegue mais faminto e preguiçoso ao almoço.
No controle ou na perda de peso, o desjejum é muito importante. Esta refeição deve ser completa com bastantes nutrientes benéficos, pois o indivíduo ao dormir não come mais nada, tendo um tempo muito grande sem alimentar-se, devendo ter uma variedade de alimentos favoráveis ao organismo, até a próxima refeição, que deve acontecer após 3 horas, sendo leve e saciável, para que possa chegar ao almoço com um apetite normal. Com isso a chance de controle e perda de peso, fica mais fácil.
O consumo freqüente e adequado do desjejum pode melhorar o poder de saciedade e assim reduzir a quantidade calórica total ingerida durante o dia.
Dicas para um desjejum adequado: leite semi ou desnatado, iorgute light, suco de soja, suco natural sem açúcar (preparado na hora), pão integral, torrada integral, queijo cottage, ricota, queijo branco e frutas (in natura) ou fruta com cereais (sem açúcar). Mas é preciso ficar atento com as quantidades a serem consumidas.
O café da manhã deve ser respeitado e realizado diariamente!

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp