FOME FÍSICA X FOME EMOCIONAL

A fome é a necessidade de comer desencadeada pela falta de energia. Pode ser dividida em dois tipos:
1. Fome Fisiológica: é a sensação física e não tem relação a alimentos específicos.
2. Apetite Edônico: é a relação ao prazer e recompensa, que ocorre mesmo sem a deficiência de energia.
Comemos alimentos ou emoções?
Há muito tempo o ato de comer deixou de se limitar somente à função nutritiva. Comer está muito além da necessidade fisiológica. As emoções, questões afetivas e socioculturais promovem um processo alimentar maior entre os indivíduos. Porém, o prazer gerado pelo alimento pode ser um problema, se este passar a ser considerado uma válvula de escape para estresse ou sentimentos negativos. Quando a comida é utilizada para lidar com questões pessoais, o apetite sentido é considerado como fome emocional. De maneira geral, pode-se dizer que é vontade de diminuir a sensação de desconforto emocional, por meio da comida.
A fome emocional pode ocasionar ganho de peso ao longo do tempo, desencadeando a obesidade, podendo até evoluir para um distúrbio nutricional como o transtorno da compulsão alimentar. Os principais fatores são sono inadequado, dietas restritivas sem orientação nutricional, desentendimentos familiares ou profissionais, estresse, sentimento de raiva, ansiedade, insegurança.
A dificuldade em diferenciar a fome física de outras sensações corporais pode iniciar-se na infância, quando os pais oferecem comida como expressão de amor ou premiação. Ao longo da vida, o ser vai perdendo a capacidade natural de comer quando está com fome e de parar quando satisfeita, e acaba seguindo regras orientadas por outros ignorando sinais de saciedade e vontade própria. Alguns indícios que está fora de controle são: desejo urgente de comer, ingestão de alimentos com voracidade ou em grande quantidade e dificuldade de controlar ou a sensação de que nada satisfaz.
A comida tem diversos significados, muitos são aqueles que conseguem sentir prazer e culpa ao mesmo tempo. Um cardápio prazeroso é associado como não saudável, proibido e engordativo.
Comer não é um processo exclusivamente fisiológico, mas, é igualmente uma ação afetiva e sociocultural. É preciso resgatar um relacionamento mais saudável com a comida, entendendo que, o problema não é o ingrediente ingerido, e sim o desequilíbrio entre eles.
A alimentação balanceada é o primeiro passo em direção a um estilo de vida mais saudável.

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp