E AI? AS FIBRAS TEM OU NÃO EFEITO NO EMAGRECIMENTO

Confira sua ação positiva no organismo!!!
As fibras alimentares formam um conjunto de substâncias derivadas de vegetais resistentes a ação das enzimas digestivas humanas. Podem ser classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis, de acordo com a solubilidade de seus componentes em água e seus efeitos fisiológicos são diferentes. As fibras alimentares regularizam o funcionamento intestinal, os que a tornam relevantes ao bem-estar das pessoas saudáveis e para o tratamento dietético de várias doenças.
As fibras alimentares, atuam principalmente no trato gastrointestinal, servindo como substrato para a microflora naturalmente presente no intestino grosso, cujo a manutenção é benéfica para a saúde. Além disso, as fibras modulam a velocidade da digestão e absorção dos nutrientes promovendo um trânsito intestinal normal.
As fibras solúveis dissolvem-se na água e apresentam efeitos metabólicos no trato gastrointestinal. Servem de substrato para a microflora naturalmente presente no intestino, regularizando o trânsito intestinal, tanto na constipação, quanto na diarréia, sendo também uma colaboradora na diminuição e absorção da glicose e do colesterol. Podem ser encontradas em frutas, vegetais, feijões, aveia, dentre outros.
As fibras insolúveis, não se dissolvem em água e apresentam efeito mecânico no trato gastrointestinal, aumentam o bolo fecal e atuam como agente laxativo. Devido a esses efeitos, previne a constipação e hemorróidas. Podem ser encontradas em farelo de trigo, leguminosas e vegetais.
As fibras solúveis e insolúveis promovem efeito laxativo, e são componentes dietéticos importantes que podem ser utilizados no controle de desordens intestinais, como obstipação. Ambas são nutrientes importantes na regulação intestinal. Quando ingeridas em quantidades adequadas são benéficas para estimular a laxação normal, promover uma digestão adequada, pois a refeição é processada mais lentamente e a absorção de nutrientes ocorre em um período de tempo maior e confere sensação de saciedade.
A utilização de fibras, principalmente proveniente de frutas, demonstra bons resultados no controle do peso corpóreo, ocorrendo maior sensação de saciedade e menor consumo de alimentos com auto teor energético entre as refeições.
Uma alimentação rica em fibras pode promover redução do consumo de energia, por meio do aumento da saciedade e conseqüentemente diminuição da fome, quando comparada com uma alimentação pobre em fibras.
Alimentos ricos em fibras alimentares necessitam de mais tempo de mastigação. Essa mastigação prolongada aumenta a produção de suco gástrico que, juntamente com a saliva e o alimento, provocará uma elevação do volume do conteúdo estomacal, aumentando assim a sensação de saciedade.
Para as fibras cumprirem seu papel no organismo, é preciso ter um consumo de no mínimo 2 litros de água por dia. Abaixa ingestão de Fibras, trás ao longo do tempo conseqüências indesejáveis a saúde.

Editado e postado por:
Mariana Prado
CRN3 24624
Formada na UNITAU – Universidade de Taubaté
Pós Graduada pela Estácio de Sá em Obesidade e Emagrecimento
Instagran: @dramarianaprado
Contato: (12) 98148-4832 – whatsapp